Dicas e cuidados para quem vai iniciar nas caminhadas de longa distância

Cada vez é mais frequente a prática da caminhada urbana, isso porque é a atividade física mais democrática que existe. O simples caminhar traz inúmeros benefícios aos praticantes no que diz respeito, principalmente, ao aparelho cardiovascular, como explica o médico Marcos Laraya, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Segundo Marcos, as pessoas que praticam caminhadas regulares têm menor risco de doenças como infarto, hipertensão e, até mesmo, diabetes quando comparados com sedentários. “Entretanto, faz-se necessário diversos cuidados para evitar transtornos a saúde, dentre eles lesões do aparelho locomotor, sobretudo se a caminhada for um percurso maior”.

Mas, o que deve ser feito antes de iniciar uma caminhada longa? O primeiro passo é procurar um médico, preferencialmente um médico do esporte, para uma avaliação detalhada, minimizando assim os riscos de problemas.  Marcos explica que caso não haja contra indicação, outras modalidades de exercícios podem ser incluídas no preparo do atleta como natação, bicicleta e até mesmo corrida, para melhorar a capacidade cardiopulmonar. “Outra dica importante, é a prática de exercícios resistidos (musculação), que melhora o tônus muscular, diminuindo significativamente a incidência de lesões do aparelho locomotor”.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados antes, durante e depois de caminhadas longas. A temperatura e umidade do ar devem ser levadas em conta. Marcos reforça que os iniciantes devem evitar horários de picos elevados de temperatura. “Se for uma competição é preciso adquirir condicionamento físico antes de participar. Outro importante detalhe é a hidratação, essencialmente em épocas e locais de temperaturas mais elevadas”.

Confira as dicas do médico Marcos Laraya para quem vai iniciar caminhadas mais longas:

  • Procure seu médico para saber se você está apto para iniciar esse tipo de atividade;
  • Prepare-se e treine, ganhando condicionamento. Um educador físico pode auxiliar muito para que chegue na distância desejada, minimizando chances de eventuais problemas;
  • O exercício resistido (musculação) é uma ferramenta muito eficiente e diminui significativamente o risco de lesões do aparelho locomotor;
  • Atenha-se a temperatura ambiente e programe sua hidratação antes, durante e depois da caminhada;
  • A atividade física regular é fundamental para saúde. O sedentarismo é uma doença e deve ser combatido pelos profissionais de saúde.

Posts relacionados

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.