Caminhar ajuda a controlar a diabetes?

O número de pessoas com diabetes cresce a cada dia. Sem falar naqueles que não sabem que estão com a doença. E grande parte desse problema está, exatamente, na rotina dessas pessoas.

Com o dia a dia cada vez mais agitado, as pessoas esquecem da alimentação saudável e, principalmente, de se exercitar. E aí, como sabemos, não tem jeito: o diabetes pode aparecer.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que em torno de 422 milhões de adultos estão com diabetes no mundo. De acordo com as instituições nacionais e internacionais, cerca de 90% dos diabéticos têm o tipo 2 da doença. Portanto, é bem provável que mais de 370 milhões de pessoas têm o diabetes tipo 2 no mundo. Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS ressalta que o número de pessoas com diabetes quadruplicou nos últimos 40 anos. “É a única doença não transmissível importante para a qual o risco de morte precoce está aumentando, em vez de diminuir”.

A caminhada pode ajudar?

Sair do sedentarismo é fundamental para quem quer controlar ou evitar o diabetes. Ainda de acordo com a OMS para deixar de ser sedentário é preciso fazer atividade física três vezes por semana, de 30 a 60 minutos.

Para Fernando Cerqueira, médico nutrólogo, a caminhada é uma boa opção. “A prática regular de caminhada é uma importante forma de tratamento para os diabéticos por aumentar o fluxo sanguíneo nos órgãos responsáveis pela insulina, que são o pâncreas e o fígado. A caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, um fator importante para o desenvolvimento de diabetes” explica.

De acordo com Fernando, o tempo de caminhada ideal para os diabéticos é no mínimo 30 minutos por dia, três vezes na semana. “Para evitar a hipoglicemia é importante fazer uma refeição leve antes da atividade física, por exemplo ingerir duas rodelas de abacaxi”.

É importante começar devagar. “As pessoas com diabetes que querem começar a caminhar com regularidade devem ingerir uma fruta e começar leve, em caminhadas com duração de 30 minutos e semanalmente ir aumentando 5 minutos até chegar a 60 minutos.  Depois é só aumentar a intensidade e a velocidade aos poucos”, completa.

Posts relacionados

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site e para entender o comportamento de navegação. Se você continuar a usar este site, entendemos que você está de acordo com isso. Em caso de dúvidas, leia nossa Política de Privacidade.