Você tem o hábito de caminhar? Então, não imagina o bem que está fazendo para a mente.
Há algum tempo os exercícios físicos são associados ao combate da depressão. Mas, ultimamente, são extremamente fundamentais, pois houve um aumento nos casos de depressão e ansiedade. O crescimento foi de mais de 25% no mundo em 2020 devido à pandemia de Covid-19, de acordo com um estudo publicado no início de outubro na revista científica The Lancet.
“A pandemia de Covid-19 exacerbou as muitas desigualdades e determinantes sociais da doença mental. Infelizmente, por muitas razões, as mulheres foram mais afetadas pelas consequências sociais e econômicas desta pandemia”, afirmou a coautora do estudo Alize Ferrari.
Caminhada
Uma grande aliada no combate a depressão é a caminhada. Um dos motivos é a maior liberação de substâncias como serotonina, dopamina e endorfina, que causa que causam uma sensação de bem-estar. De acordo com Fernando Cerqueira, médico nutrólogo, quanto mais endorfina tivermos menos depressivo ficamos. “A caminhada, por se tratar de uma atividade física, tem uma liberação de endorfina que é um hormônio produzido pela hipófise, responsável pela sensação de alegria e relaxamento”.
As pessoas que estão sofrendo de depressão devem ir aos poucos, ressalta o doutor Fernando. “Quando uma pessoa começa a praticar exercícios, ela automaticamente produz endorfina. Depois de um tempo, é preciso praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico do hormônio. Começar a caminhar é o início de um círculo vicioso. Quanto mais você caminha, mais endorfina seu organismo produz, o que te dá mais ânimo”, explica.